O fim de ano de ano pra mim é uma excelente época para rever tudo o que passou e fazer planos para o ano que está por vir. Acredito muito que esse processo acaba refletindo em todos os setores da vida, permitindo a renovação das energias e o fortalecimento da esperança em dias muito melhores!

Com a organização da casa é a mesma coisa! Essa é a melhor hora para jogar fora ou doar tudo aquilo que você e sua família não usam mais, e literalmente abrir espaço para que novas coisas surjam e aconteçam em sua vida! Para te ajudar no processo, trago algumas dicas incríveis!

01 – Esse tipo de faxina definitivamente leva tempo e requer um tanto de paciência. A dica é: Faça a limpeza aos poucos e foque em um cômodo de cada vez! Separe as coisas úteis daquilo que vai ser jogado fora e em seguida organize tudo. Itens quebrados ou que não são utilizados há muito tempo podem ser descartados, doados ou vendidos. Pratique o desapego e deixe a energia fluir!

02 – No caso de objetos sem uso, mas que possuem valor sentimental guarde-os com carinho, mas opte por armazená-los em locais em que não dificultem a agilidade e praticidade da casa no seu dia-a-dia.

03 – Separe caixas, sacolas plásticas ou bolsas do tipo ecobags para colocar itens para doação. Sapatos velhos, bolsas e até roupas podem ser usadas por outras pessoas. Lembre-se que nem tudo deve ser jogado no lixo! Faça um descarte consciente!

04 – No quarto, coloque seu guarda-roupa a baixo e separe tudo! Descarte as peças velhas, aquelas que você já não usa há anos e até mesmo aquela peça que você comprou ACHANDO que um dia poderia vir a usar e até hoje NUNCA USOU (mesmo que doa o coração, admita, você não vai usar). DESAPEGA e abra espaço para novos itens. Muitas pessoas podem se beneficiar daquelas roupas jogadas no fundo da gaveta, então doe, venda, troque, customize, mas faça a mudança acontecer!

05 – Você já parou para pensar na idade do seu travesseiro? Se ele for muito antigo, já é hora de trocar. Ele pode estar limpo, mas com o passar dos anos acumula micro-organismos.

06 – Revise todos seus produtos de beleza, e isso vale para homens e mulheres. Verifique o prazo de validade de cremes, perfumes, maquiagens, esmaltes… E jogue fora tudo aquilo que pode te dar alergias ou problemas de pele.

07 – Na cozinha, renove os potes plásticos. Muitas vezes acumulamos utensílios que ocupam um espaço desnecessário no seu armário. Só cuide para não jogar fora aquele pote Tupperware da sua mãe, tia, avó, vizinha, que aí a briga está feita! hahaha

08 – Produtos de limpeza antigos, panos de chão muito esfarrapados, prendedores de roupa quebrados, varal despencando… Revise cada pedacinho da sua casa e se livre daquilo que não tem mais utilidade e só fica acumulando sujeira. Renovar é sempre bom!

09 – Depois que tudo estiver separado e organizado, capriche e finalize a limpeza removendo toda a poeira e sujeira que surgir dessa faxina!

Tudo pronto! Agora é só curtir o cheirinho de casa limpa e receber os amigos e a família para aproveitar o Natal e o Réveillon. E aí, gostaram das dicas? Vocês também costumam fazer um “faxinão” assim em casa todos os anos? Conta aqui pra gente nos comentários!

Francine Pressi

Comentários pelo Facebook